Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de três cidades do sul do Brasil foram contempladas com o auxílio emergencial. Em Santa Maria, o Lar das Vovozinhas receberá os valores que ainda serão detalhados. Em todo o país, cerca de 1,7 mil pessoas idosas e 29 ILPIs receberão R$ 3,5 milhões durante a pandemia do novo coronavírus. Os recursos serão destinados por meio do projeto Todos pela Saúde, que inclui medidas de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos idosos.
Remédios usados para infecções e malária estão em falta nas farmácias
Os recursos serão liberados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, após articulação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Na capital paranaense serão beneficiadas a Fundação Luterana de Assistência Social - Lar Ebenézer e a Associação Cristã Mennonita. Em Londrina, a assistência financeira vai para a Sociedade Espírita de Promoção Social e o Lar Maria Tereza Vieira de Londrina.
Segundo a Febraban, as 29 instituições beneficiadas em todo o Brasil integram o grupo de 94 ILPIs selecionadas pelo Governo Federal em municípios com mais de 200 mil habitantes onde há maior concentração da Covid-19. A Federação acrescenta que, em abril, os bancos se mobilizaram para apoiar frentes de saúde com doações que já somam em torno de R$ 1,7 bilhão.